quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O depoimento (sincero) de uma Personal Stylist: mercado, objetivos e metodologias




A gente que adora, estuda e vive da moda sabe que a atuação do profissional de Personal Stylist está começando a ser mais entendida e valorizada em nossa cidade assim como em todo Brasil. Confesso que tal fato me deixa bastante feliz já que este campo sempre foi objeto de grande desejo desde o início de minha trajetória acadêmica em Moda (2005). E o desejo de aprender mais e se especializar no assunto, me fez concluir o curso de Design de Moda na UFC escrevendo uma das minhas monografias sobre o tema. A união da pesquisa intensa com a atividade em campo deu origem a um método particular de entrevista e compreensão do cliente em questão com ênfase em uma abordagem psicológica desenvolvida em parceria com o meu sócio: o psicanalista Ivo Rafael Pinheiro.



Ao final da faculdade, nasceu a empresa modaparamim que trabalha tanto com a criação de moda personalizada como com a consultoria de imagem. Já realizamos o serviço em diversos tipos de mulheres: de adolescentes, a jovens, senhoras, de mulheres mais tímidas a mulheres mais extrovertidas e sensuais. O que posso garantir é que a abordagem correta de um profissional que saiba trabalhar com a imagem é bastante importante e interessante tanto para o desenvolvimento pessoal como profissional de todo sujeito. O bacana é observar o quanto o seu trabalho acarreta um impacto positivo na vida das pessoas, ressignificando histórias. 

A gente pode afirmar que o objetivo principal do personal stylist (que é uma das ramificações do trabalho de um produtor ou produtora de moda) é auxiliar as mulheres e homens a estarem felizes com a imagem pessoal que possuem e comunicam. Com esse serviço, o cliente inicia um percurso de autoconhecimento através da descoberta de seu estilo pessoal e da análise de sua imagem e características pessoais com o direcionamento na mensagem que deseja comunicar. Gosto de dizer que a nossa imagem é uma ferramenta de poder e como não querer que ela conte para o mundo a nossa verdadeira essência?

Dessa forma, O personal stylist se volta mais para a moda, buscando vestir a cliente, dentro do que a beneficia – biótipo, cores, estilo pessoal, estilo de vida – utilizando o melhor da moda e traduzindo para o estilo do indivíduo. Todo mundo tem estilo e não existe estilo bom ou ruim. O que existe é uma imagem não bem construída. Uma das nossas missões é resgatar passado, presente e futuro alinhavando elementos identitários que te represente com personalidade e atitude.

Acredito que o foco maior deve ser sempre a procura pelo verdadeiro estilo da cliente (constituído por uma série de fatores como criação pessoal, identidade e valores) desenvolvendo uma imagem pessoal assertiva e equilibrada, o que ocasiona um aumento considerável na sua auto-confiança e auto-estima. É um serviço que proporciona conhecimento e, portanto, não possui prazo de validade, já que é um investimento para toda a vida. Para Tita Aguiar (uma das consultoras de imagem mais respeitadas do nosso país), o profissional de personal stylist se depara com um mercado promissor e de grande futuro em nosso país, pois as pessoas: “ou não têm conhecimento da moda e da maneira pessoal e certa de se vestir ou simplesmente não têm tempo para se dedicar à moda”.

Em geral, usamos roupas para transmitir às outras pessoas impressões falsas ou verdadeiras sobre nós mesmos. Vale ressaltar que é trabalho do designer fazer experiências sobre a identidade e as aparências por meio da vestimenta. Já o personal stylist, segundo a autora Sue Jenkyn Jones, deve ser capaz de oferecer roupas que dêem às pessoas a oportunidade de projetar suas fantasias, seja a de ser um pop star ou de ser uma princesa.

E você? Pretende atuar profissionalmente como Personal Stylist? Deseja conhecer a si mesmo mais profundamente a fim de adquirir técnicas que a valorize?

Com esse objetivo, desenvolvemos um curso curto, eficiente e ao mesmo tempo esclarecedor sobre o Personal Stylist. A gente vai discutir a importância da imagem pessoal, os tipos de estilo que podemos transitar e assim descobrir o nosso próprio. Vamos analisar tipos físicos, entender o visagismo e a metodologia de paleta de cores pessoal. Assim como entender como funciona o serviço de um personal, os tipos de orçamentos que a gente pode trabalhar e benefícios que ele acarreta em nossas vidas.

 Almeja-se ao longo do processo, que a aluna descubra as cores e formas que mais a favorecem através da análise do tipo físico e coloração pessoal. E que também aprenda a entrevistar o seu cliente (ou conhecer a si mesmo) através de técnicas comportamentais assim como a organizar o seu guarda-roupa com diversas regras especializadas que a ajudem a ter disponível tudo o que precisa a fim economizar tempo na hora de se vestir e dinheiro ao adquirir produtos que a favoreçam.

Vale ressaltar que não tenho a pretensão de formar ninguém na área. O objetivo é compartilhar experiências profissionais, pessoais e técnicas que foram apreendidas ao longo de dez anos de pesquisa e cinco de prática. Até porque a gente tem que ter em mente que é necessário ter graduação em moda e muitos cursos (extensão, especialização, pós..) na bagagem para se atuar na área.

Prometo que o curso vai te deixar por dentro de tudo o que um Personal Stylist faz e precisa dominar para ser competente. Além disso, vai ajudar no conhecimento pessoal proporcionando uma experiência única de auto-conhecimento. 

Espero você em nossa turma de JANEIRO que começa já na próxima semana:

Dias 18, 19 e 20 de JANEIRO - 18h às 21h - Ateliê MODAPARAMIM 
Inscrições: modaparamim@gmail.com




Não mora em Fortaleza mas quer vivenciar a nossa jornada? Entra em contato que te mostramos como funciona o Curso de Personal Stylist à distância! ;) 






Nenhum comentário: