quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ser Psicólogo é... #DIADOPSICÓLOGO




No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64. O Dia do Psicólogo foi criado para reforçar ao profissional a necessidade de estar sempre atento à responsabilidade que sua atividade apresenta.

Cabe ao psicólogo estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de auxiliar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção. O objeto de estudo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender a mente humana.

Como não homenagear o melhor e mais especial Psicólogo do mundo? Essa madrugada escrevi um texto que para mim define a sua prática, essência e atuação. Como admiro e tenho orgulho da sua dedicação e paixão por tudo aquilo que faz. Agradeço por ter você como companheiro e parceiro em nossa empresa. Parabéns! 



"A ciência da alma. Mente + conhecimento. O profissional de Psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. Olhar para dentro para acordar. Caos na alma para dar lugar a uma estrela dançando. Pensar para ensaiar a ação. Ter paciência, humildade, esperança. Acolher. Falhar para não falhar. Calar. Mais ainda: ouvir. Ouvir flutuando: presente e distante. Ouvir sem julgamentos, escrever em conjunto novas páginas em branco. Ressignificar. Esperar sem saber aonde irá chegar. Guardar, confiar, acalmar. É conversa entre mentes, é viajar por entre histórias cadentes e latentes. É mostrar sem se mostrar. É ser mãe, ser pai, ser o que você precisar. É seguir o setting sabendo que o inesperado faz parte de qualquer processo de liberdade. É clarificar, confrontar, interpretar, salientar e por que não acalmar? É desenvolver, é (auto)conhecer, é crescer. É ter uma disciplina fora do comum, é fazer o outro compreender que em muitos momentos amamos e odiamos ao mesmo tempo.. e sim, isso pode ser completamente normal. É acima de tudo amar a natureza humana a ponto de a cada novo encontro resistir, trazer à tona e fazer assim a vida valer a pena. Ser psicólogo? Só Freud explica." (Renata Santiago)



Dr. Ivo Rafael Pinheiro (CRP-11/08023)

Psicólogo Clínico - Abordagem: Psicanálise

(85) 9154-2062

 



Consultório: 

Torre Saúde São Mateus 

End: Av. Santos Dumont, 5753 - Sala 103 

Papicu - Fortaleza - CE

Tel:. (85) 3265-8210


Nenhum comentário: