segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O tratamento da somatização através da Psicanálise

(Arte Surrealista de Vladimir Kush)


Você sabia que cerca de 20% da população mundial é afetada por algum transtorno de somatização?! A somatização é um processo pelo qual distúrbios de origem psíquica e emocional traduzem-se em mal-estar, com ou sem causa orgânica definida. Vale ressaltar que tais sujeitos estão entre os principais usuários do sistema de saúde, sendo que 60% das consultas realizadas evidenciam que as queixas não possuem relação com nenhuma causa orgânica. Salienta-se ainda que 40% dos somatizadores possuem depressão e 20% apresentam transtorno do pânico ou ansiedade.

É fato: as emoções podem traduzir-se em respostas somáticas no eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal. Quando isso ocorre, a sintonia entre o cérebro e os sistemas endócrino e imunológico é alterada, desencadeando uma série de sintomas. As principais reclamações costumam ser: dor no peito, fadiga tontura, dor de nas costas, disfunção erétil, falta de ar, insônia, dor abdominal... 

Wilheem Stekel (um dos pioneiros médicos que trabalharam com psicanálise) defendeu o termo "fala dos órgãos" denominando a associação entre sintomas físicos com o psiquismo. As alternativas que comprovadamente ajudam a amenizar os sintomas da somatização são aquelas que buscam aliviar o sofrimento emocional. 

Podemos citar como exemplos a meditação, terapias cognitivo-comportamental (fazendo com que o paciente aprenda a controlar os sintomas evitando a cadeia de reações emocionais que leva o corpo a responder com sinais físicos) e a Psicanálise.

Ao contrário das outras duas técnicas, a psicanálise age na raiz do problema. É uma abordagem profunda e complexa, que demanda tempo, interesse, compromisso e disposição para que o paciente se aventure no autoconhecimento. Ao iniciar a prática clínica, Freud percebeu que as manifestações da histeria correspondiam a uma anatomia imaginária. Dessa forma, faz todo sentido entender se os sintomas de uma somatização são fruto da história pessoal do paciente. Os resultados desse tipo de terapia para a melhoria da saúde, embora mais demorados, são comprovados cientificamente.


Dr. Ivo Rafael Pinheiro (CRP-11/08023)
Psicólogo Clínico - Abordagem: Psicanálise
(85) 9154-2062
 
Consultório: 
Torre Saúde São Mateus 
End: Av. Santos Dumont, 5753 - Sala 103 
Papicu - Fortaleza - CE
Tel:. (85) 3265-8210

Nenhum comentário: