quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Receita delícia do dia: Risoto de Shitake!

Um de nossos maiores prazeres na vida é sempre experimentar receitas gostosas, práticas e saudáveis. Ontem caprichamos no jantar e fizemos um risoto de shitake que ficou divino. O shitake é muito nutritivo contendo alto teor de proteínas (17,5%) com nove aminoácidos essenciais. É conhecido por fortalecer o sistema imunológico, melhorar a pressão arterial e reduzir o colesterol. Postamos a foto no instagram (@modaparamim) com a promessa de divulgar a receita. Confiram e não deixe de comentar contando o que acharam!!!

Ingredientes: 

1) 200g de Shitake
2) 2 xícaras de arroz para risoto

 (Essas são as marcas dos produtos que utilizamos!)
3) 1 cebola picada
4) noz moscada
5) pimenta do reino 
6) queijo parmesão ralado (ou qualquer outro queijo que você prefira) 
7) manteiga 
8) azeite 
9) salsinha
10) açafrão
11) 3 dentes de alho  
12) Um pouco de molho de soja (shoyo) para substituir o sal. 
*O prato com essa quantidade de ingredientes serve de 2-3 pessoas. 
*O seu preparo dura em média de 30-35 minutos. 

Precisamos de 3 panelas em atividade.

- Em uma você coloca água para ferver, de preferência junto com cenoura, jerimum e outros vegetais de sua preferência (para fazer um caldo de legumes natural). Caso prefira, pode utilizar aqueles tabletes de caldo de carne ou legumes já pronto. Essa água será colocada de pouquinho em pouquinho no risoto a fim de cozinhá-lo. 

- Na segunda panela você coloca as duas xícaras de arroz junto com a cebola (refogada com o azeite) e os outros temperos (pimenta do reino, noz moscada, açafrão e qualquer outro de sua preferência). É aqui que você vai ficar sempre mexendo o risoto e acrescentando água aos poucos em fogo médio. Essa etapa dura cerca de 20 minutos. Prove para ver se a consistência do arroz está no ponto. O risoto ideal nem é tão duro e ao mesmo tempo não pode ficar mole, com a consistência de arroz normal.

- Na terceira panela (frigideira), você vai refogar o shitake na manteiga, azeite, alho, salsinha e shoyo. Refogue por no máximo 5 minutos. Quando o risoto ficar no ponto, você coloca e mistura o shitake junto com mais uma colher de manteiga (dizem que esse é o grande segredo do prato). 

Ao final, basta colocar queijo ralado. A gente adora com parmesão mas ontem testamos o queijo coalho light e ficou muito bom! O prato vai bem com vinho tinto, vinho branco e com um ice-tea de limão com muito gelo! :)

Nenhum comentário: