quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Por uma mobilidade urbana inteligente e sustentável



Hoje fizemos um registro comportamental e imagético com as pessoas que estão acampadas no Parque do Cocó. Há cerca de um mês os manifestantes que lá se instalaram estão lutando pela preservação da área verde e são contra o projeto da prefeitura denominado de "mobilidade urbana" que tem como personagem principal o desmatamento para a construção de um viaduto na região.

Podemos pensar o porquê da construção de um viaduto já que o número de carros vai aumentar de qualquer maneira e essa estratégia será de certa forma paleativa em prol da mobilidade urbana que deveria ser construída de forma estratégica com inteligência e seguindo os princípios da sustentabilidade. 

E daqui a 10 anos?! Novos desmatamentos serão realizados a fim de se construir novos viadutos? Qual seria a forma inteligente de se resolver a situação? O governo deveria priorizar o transporte público de qualidade e o transporte alternativo da população. Como? Através da construção de ciclovias, plantação de mais árvores para que o clima fique propício para o esporte assim como incremento na segurança. Implementação de linhas de metrô em vários pontos da cidade e Aumentar as linhas e a frota de ônibus seriam ações relevantes para a questão.


Os manifestantes lutam pela revitalização do cocó na medida em que é um retrocesso destruir um bem que nunca será recuperado. Poucos lugares do mundo ainda possuem esse espaço verde. Como não preservar? 

Podemos citar como exemplos que já vivemos, a realidade de Vancouver com o seu Stanley Park e o Central Park em NYC. Em ambos os parques atividades são realizadas a fim de que sejam uma área importante de lazer tanto para a população quanto para os turistas. 

Alguns registros que fizemos em nossas visitas aos parques citados: 






Como revitalizar o Cocó? A construção de mais trilhas, aluguel de bicicletas (como ocorre no Rio, em Recife e em várias outras capitais), passeios com guias especializados, seguranças treinados, eventos musicais, esportivos e até quiosques de alimentação saudável seriam ideias interessantes. 

O que você pensa sobre o assunto?! Quais são as suas ideias sobre o tema da mobilidade urbana? Como construir uma cidade de forma inteligente e sustentável? Não deixe de comentar e refletir sobre o assunto.

Confiram mais fotos que tiramos hoje:














 

Nenhum comentário: