quarta-feira, 22 de maio de 2013

Psicanálise & Arte



 (Arte: Van Gogh) 

Hoje vamos dialogar livremente sobre a importância da arte, através do viés psicanalítico, para o sujeito. Manifestações artísticas como as obras de arte ou criações literárias, por exemplo, são de forma imaginária a satisfação de desejos inconscientes, assim como os sonhos (clique aqui para ler o nosso texto sobre a função dos sonhos para a psicanálise).  

Com a arte, o sujeito pode deixar fluir toda sua imaginação. Tem o poder ativo de criar um mundo só seu e manifestar seus desejos. Desejos estes que em muitos casos não seriam aceitos no mundo real, pois existem regras sociais.

Para a arte não há limites, podemos tudo! Em uma obra literária podemos criar reis, bruxas ou animais que falam. Podemos viajar por um mundo que só existe na mente do criador. Em um quadro podemos pintar a vida sob outro expectro. Podemos morrer, matar, voar sem que nada precise fazer sentido para a realidade. 

O artista faz o mesmo que uma criança quando brinca: cria um mundo, fantasia e o leva muito a sério, coloca emoções e cria situações que se fossem reais não causariam prazer. Entra em contato com sua mais pura intimidade e descarrega seu afeto transformado em arte. 

A mais bela das terapias! 

O que a arte representa na sua vida? Comente e aponte temas interessantes que você gostaria de ler em nosso site. Lembrando que toda quarta-feira conversaremos sobre psicanálise e assuntos diversos ligados ao comportamento humano.

Dr. Ivo Rafael Pinheiro (CRP-11/08023)
Psicólogo Clínico - Abordagem: Psicanálise
(85) 9154-2062
Consultório: 
Torre Saúde São Mateus 
End: Av. Santos Dumont, 5753 - Sala 103 
Papicu - Fortaleza - CE
Tel:. (85) 3265-8210

Nenhum comentário: