quarta-feira, 24 de abril de 2013

Qual a função da psicoterapia psicanalítica?


Nada faz mais sentido para a felicidade cotidiana do que cuidar da nossa vida de forma holística. Isso implica olhar e alimentar o nosso corpo, mente e espírito. Fazer terapia é um dos recursos que possuímos para trabalhar o autoconhecimento, desenvolvimento de personalidade e consequentemente, o nosso maior domínio sobre escolhas.

Vale ressaltar que todo dia temos de tomar decisões e cada uma delas é responsável pelo que somos e pelo que seremos. Não seria então super importante estarmos conscientes de todos os aspectos que nos influenciam?! 


Pensando nisso, pedimos para o Dr. Ivo Rafael Pinheiro, psicólogo de abordagem psicanalítica e membro da equipe modaparamim que dialogasse sobre a função da psicoterapia psicanalítica para a nossa vida.

Confiram:
 
1) Qual a função da psicoterapia psicanalitica?
Em psicoterapia o sujeito, com o auxilio do terapeuta, terá a oportunidade de pensar a respeito de si e se interrogar sobre as causas do seu sintoma. O objetivo principal seria a obtenção do insight onde o paciente poderá ter uma visão nova de si mesmo, podendo assim tornar representações antes inconscientes em conscientes. Diante disto os sintomas acabam se diluindo e o paciente passa a endender mais sobre si mesmo, proporcionando ao sujeito desenvolvimento de sua personaalidade, e poderá, consequentemente, tomar decisões mais realistas diante a vida. 

2) No que acredita a psicanálise? 
A psicanálise acredita numa instância chamada inconsciente, onde todas as representações (ideias + afeto) que não são toleradas pelo ego são "estrategicamente" colocadas. Isto ocorre porque este conteúdo é visto como inaceitável e doloroso para estar em acesso do consciente. Muitas vezes o que ocorre é que a representação sai do consciente dando lugar ao sintoma.  

3) Quando as pessoas costumam procurar psicoterapia? 
As pessoas costumam procurar a psicoterapia justamente devido a este sintoma que surge. Porém este sintoma tem uma função, que seria manter a representação incompatível com o ego fora da consciência. O grande problema é que em alguns casos este sintoma é visto como intolerável, vindo a causar sofrimento ao sujeito.

4) Qual a frequência e duração do tratamento?
Na psicoterapia psiconalítica, a frequencia varia de no mínimo 1 a até 3  ou 4 sessões semanais, caso seja necessário. Cada sessão possui a duração de 50 minutos. O prazo do tratamento é indeterminado e varia de acordo com a demanda e disposição de cada paciente.


Dr. Ivo Rafael Pinheiro (CRP-11/08023)
Psicólogo Clínico - Abordagem: Psicanálise
(85) 9154-2062
Consultório: 
Torre Saúde São Mateus 
End: Av. Santos Dumont, 5753 - Sala 103 
Papicu - Fortaleza - CE
Tel:. (85) 3265-8210

2 comentários:

Bruna Lacerda disse...

Nossa, adorei saber mais sobre este assunto, já estava pesquisando sobre isso há algum tempo, e agora pretendo correr atrás para fazer algumas sessões com algum psicoterapeuta. Parabéns pelo post!

Bruna Lacerda disse...

Nossa,Parabéns! Adorei seu post sobre este assunto, há algum tempo estava pesquisando como era esse processo, e essa entrevista me ajudou muito, pretendo ir em algum psicoterapeuta o mais rápido possível!