quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Conheça Lorraine Schwartz

Você já ouviu falar do trabalho de Lorraine? A designer de joias não só é a responsável por vestir diversas celebridades com ouro e diamantes, mas também é a idealizadora de um projeto social muito interessante. Ao perder sua mãe para o câncer, teve a ideia de envolver crianças e adolescentes portadoras dessa doença tão dolorosa na criação de verdadeiras obras de arte. Adoro quando Simone de Beauvoir nos diz que é justamente na arte que o homem se ultrapassa definitivamente.
Freud apresenta em sua teoria que o "bicho homem" só se constitui como sujeito inserido socialmente. Dessa forma, estamos cercados de regras que nos são duramente impostas por diversos âmbitos. A arte seria então uma solução para diferirmos e ultrapassarmos barreiras. Através da arte os seres humanos manifestam seu inconsciente, seus devaneios, ideias, expressa sentimentos de uma forma universal com liberdade. 

Ou seja, ao nos manifestarmos artisticamente, ultrapassamos nossas limitações culturais, sociais e até de linguagem.  Para finalizar, Goethe e sua poesia: "Só a arte permite a realização de tudo o que na realidade a vida recusa ao homem." A gente acredita que todo trabalho fica ainda mais lindo e engrandecedor quando é utilizado para trazer felicidade para o maior número de pessoas possíveis. E você, quais valores considera fundamentais no trabalho em que realiza?!

Nenhum comentário: