sexta-feira, 12 de outubro de 2012

7 dicas para tirar o visto americano!

Todo mundo tem na cabeça que tirar o visto americano é bem difícil, certo?! A verdade é que realmente o processo é um tanto quanto trabalhoso.. mas, como tudo na vida, se realizado com planejamento e organização, o objetivo final é alcançado com êxito.

Antes de começar as etapas, você já deve ter em mente onde vai ficar e quando vai. Deve também saber que tudo vai exigir muito tempo (hoje em dia o processo é feito em 2 dias ao invés de 1) e $$$ (já que pagamos muitasss taxas em todas as solicitações).

O chato é que o visto americano só pode ser emitido em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília E se você não mora em uma dessas cidades, tem que programar uma viagem de 2 dias para a solicitação.

No nosso caso, por exemplo, vamos para Nova York em Dezembro (curtir o friozão!) e felizmente, já estamos com todos os documentos necessários em mãos (passaporte, visto, passagens e hospedagem ok!).

Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas e ajudar quem também pretender viajar para os EUA, criamos uma listinha básica com todas as etapas:

1) Caso ainda não tenha, você deve tirar o seu passaporte na polícia federal. Preencha o formulário online, pague a taxa (R$160) e depois agende a sua visita para recolher impressões digitais, foto e etc. Clique aqui para entrar no site!. Essa etapa dura cerca de 1 mês para ser finalizada.

2) Com o passaporte em mãos, você deve preencher o formulário online DS160 de solicitação ao visto americano (clique aqui para entrar no  site!). O DS160 vai te pedir uma série de perguntas (pessoais e profissionais) e custa R$336. Caso tenha dúvidas, você pode pedir a ajuda de alguma agência de viagem ou de empresa que seja especialista em auxiliar nos processos de vistos. Eles cobrarão uma taxa extra, mas em compensação te auxiliarão na marcação da entrevista. 

3) Agendar uma visita ao CASV. O Casv é o centro de atendimento ao solicitante de visto e é nele que você vai mostrar seu passaporte, seu formulário DS160 preenchido e recolher mais impressões digitais e foto. É importante chegar com uma hora de antecedência e não ir ao local com nenhum aparelho eletrônico na bolsa (eles permitem apenas celular desligado e olhe lá). Eu mesma estava com a camera digital e tive a sorte de poder deixar em um guarda-volumes na loja ao lado.

4) Agendar uma visita ao Consulado. A entrevista no consulado é a parte considerada mais tensa, mas confesso que pode ser bem tranquila (desde que você esteja tranquilo). E essa é a dica principal: tranquilidade e verdade. Saiba que estará lidando com profissionais treinados e qualificados para sacar qualquer tipo de deslize. Então, vá munido de todos os documentos que comprovem quem você é, o que faz aqui no Brasil e o que pretende fazer em sua visita aos EUA. Importante saber que no Consulado você não pode entrar nem com celular e nem com bolsa grande. Ou seja, vá apenas com os documentos em mãos. Responda a todas as perguntas com clareza. Se aprovado, o seu passaporte junto com o visto chega na sua casa em no máximo 10 dias úteis.

5) Além da tranquilidade, é super importante pensar em um visual clean, elegante e que ajude a favorecer empatia com o entrevistador. Aposte no branco ou no azul que transmite paz, limpeza e harmonia. Outra cor bem legal de usar é o rosa claro (a minha escolha!).

6) Por mais que bem cedo, tente sempre marcar o primeiro horário. O processo todo é bem rápido e eficiente, porém no primeiro horário, você evita ainda mais filas.

7) Ser educado e natural é fundamental. Todos os funcionários são treinados para seguir procedimentos e acredite, eles não vão abrir mão de nenhuma regra para você. Então, siga os procedimentos e abuse da gentileza. Sorria, seja cordial, agradeça!

Impressões pessoais:  Tiramos o visto em Recife e em geral, a experiência foi bem positiva. Cada etapa durou no máximo uma hora. Vai tirar lá também? Outra dica importante é: escolha um hotel que fique próximo ao CASV e Consulado. O trânsito em REC está muito complicado. A nossa entrevista com a cônsul foi bem rápida, ela apenas perguntou para onde que a gente ía, o nosso grau de parentesco e qual a nossa atividade profissional aqui no Brasil. E disse: "O visto de vocês foi aprovado". OBA! Agora é só arrumar as malas!

Anota os endereços e boa sorte: 

CASV
Comercial Bandeira - Av. Herculano Bandeira, 949, Pina.
Consulado
R. Gonçalves Maia, 163, Boa Vista.

Um comentário:

Marilaine Nagel disse...

Oi Renata gostei muito das suas dicas mas ainda tenho duvidas em relaçao à documentaçao, vamos tentar o visto para a familia ( marido e dois filhos), para passar ferias e quero saber se tenho que comprovar renda imoveis, declaração escolar das crianças... Agradeço desde já no que puder me ajudar.