sábado, 4 de agosto de 2012

A moda, o tempo e o esporte.


Você sabia que o design das roupas que usamos hoje tem origem nos loucos anos 20 do séc. XX?! Momento em que as mulheres passaram a comandar suas próprias vidas e necessitavam de elementos como praticidade e funcionalidade para o exercício de suas atividades cotidianas como o trabalho e o esporte. E a vida moderna exigia (e continua exigindo) uma mulher ativa, guerreira e multifacetada. O vestuário, como grande ferramenta para a construção da identidade e estilo que é, passou a refletir tal mudança de comportamento social proporcionando liberdade de movimento, de imaginação, de ação. 

E a prática esportiva constituiu-se como grande inspiradora para a criação de modas. Linhas simples e formas confortáveis passam a ditar uma filosofia de vida que influenciou o nascimento do estilo denominado natural, esportivo, casual.

Coco Chanel usou tais ingredientes para consolidar o seu sucesso na história da indumentária. A estilista inspirava-se principalmente no vestuário masculino. Como montar em seu cavalo com saias longas e cheias de panos?! Coco preferia a simplicidade: calça e camisa parecia a combinação perfeita. A liberdade de movimentos era, sem dúvidas, uma das características mais importantes que o vestuário feminino moderno deveria apresentar. 

Jean Patou também foi um criador inspirado pela moda esportiva. Desenvolveu no final dos anos 20 uma linha de vestidos de praia curtos, confeccionados em materiais leves e confortáveis, prontos para a prátiva desportista. Uma revolução para a época!

(Mary Quant, 1967)

E nos anos 1960 veio Mary Quant com o seu "Football-Minidress". Como não amar?! Courrèges, em 1972, desenha o uniforme oficial da Olímpiada de Munique. As suas criações são todinhas inspiradas na dupla conforto e praticidade.

(A atriz Kate Winslet é adepta do estilo esportivo e quase sempre escolhe as criações da designer britânica Stella McCartney para ilustrar a sua personalidade)

Hoje em dia temos Stella McCartney e um zilhão de marcas (assim como a modaparamim e sua linha sport couture) que apostam forte na vibe esportiva. Afinal, a nossa correria diária já não representa uma verdadeira maratona olímpica?!

Nenhum comentário: