terça-feira, 5 de junho de 2012

Sobre as tendências de moda


 (Inspirações modaparamim - poetic human verão 2013)

Nos blogs de moda e revistas é comum ver a cada semana uma nova tendência identificada, vista em celebridades por exemplo. No mundo do pode tudo, alguém usa algo que não estava em evidência e acaba virando tendência, mas isso não significa que quem não usar vai estar “fora de moda”. 

Qualquer pessoa pode lançar uma tendência. A verdade é que hoje em dia não existem padrões definidos de criadores de tendências, cada grupo social tem suas referências temporárias. Justamente por isso, a pesquisa de tendências se torna importante – antes de tudo é preciso localizar os influentes difusores das novas ideias.


(Maria Bonita Extra - Fashion Rio verão 2013) 

A dinâmica do mercado de moda é orientada por tendências. Por isso, Caldas (2004) propõe a estratégia denominada de “observatório de sinais” para a percepção e o controle das tendências. Observar sinais e tendências não garante uma previsão exata de futuro sobre a cultura de mercado. Porém, permite traçar alguns cenários e propor estratégias de acordo com as probabilidades indicadas pelas tendências. Saiba que os sinais estão em todos os lugares e sua interpretação passa pelo viés subjetivo.

Para Treptow (2003), a tendência de moda reside nos elementos que aparecem em maior frequência quando analisados lançamentos de estilistas diferentes. Erner (2005, p. 104) diz que: "usualmente, designa-se sob o nome de tendência qualquer fenômeno de polarização pelo qual um mesmo objeto - no sentido mais amplo da palavra - seduz simultaneamente um grande número de pessoas".
 

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