domingo, 6 de maio de 2012

A arte da delicadeza



A arte da delicadeza significa andar flutuando, ter cuidado para não emitir ruído em demasia para o próximo, ter o dom de saber o momento ideal do silêncio. Viver com delicadeza significa antes de tudo respeito. Em primeiro lugar, temos de aprender a ter respeito por nós mesmos. Respeitar nossos desejos, medos, sonhos, planos impossíveis. Só depois a gente pode ser capaz de respeitar o outro.

A delicadeza exige paciência, compreensão, paz de espírito. Ser delicado é o contrário de ser bobo. A arte da delicadeza exige a máxima inteligência, exige cuidado, estratégia. Estar presente, ser presente. Conseguir reter o sentimento de uma música, o tempero de uma boa comida. Agradecer, desculpar.

Delicadeza não significa fragilidade, significa flexibilidade. Educação e bom senso. Simples e trabalhoso assim. É para poucos, quem dera fosse para todos. Vive-se para fora e se esquecem que o bonito mesmo é sentir o que vem de dentro. Construção. Fim.

 

2 comentários:

Diana Santiago disse...

Esse texto retrata o momento em que vivo hoje... Você tem o dom de expressar os meus sentimentos!! Caraca!! Muito louco isso! Bjs

Renata Santiago disse...

Você não imagina como fico feliz de ouvir isso! Beijo bem grande!