terça-feira, 24 de abril de 2012

Dica de livro: Personal Stylist



O Guia Para Consultores de Imagem da autora Titta Aguiar é uma das maiores referências bibliográficas para quem estuda ou pretende trabalhar na área de Personal Stylist. Acho super legal a definição de Sue Jenkyn Jones para o conceito da profissão: "o personal stylist deve ser capaz de oferecer roupas que dêem às pessoas a oportunidade de projetar suas fantasias, seja a de ser um pop star ou de ser uma princesa".
Fantasias à parte, o consultor de imagem deve focar mesmo é na realidade do indivíduo enquanto ser humano que possui expectativas internas e externas. No final, o cliente deve estar satisfeito com seu(s) estilo(s) proporcionando ao mesmo uma economia significativa de tempo, dinheiro e informação. 
Para Titta Aguiar, o profissional de personal stylist se depara com um mercado promissor e de grande futuro em nosso país, pois as pessoas: “ou não têm conhecimento da moda e da maneira pessoal e certa de se vestir ou simplesmente não têm tempo para se dedicar à moda” ( p.32).
Gosto de dizer que com esse serviço, a pessoa inicia um verdadeiro percurso de autoconhecimento através da descoberta de seu estilo pessoal e da análise de sua imagem e características pessoais com o direcionamento na mensagem que deseja comunicar. 

O personal stylist é um consultor de estilo particular, que trabalha com uma clientela seleta e específica. A função de um personal stylist é indicar o tipo de roupa que fica bem para a pessoa dentro do estilo pessoal dela, conciliando o tipo físico com o “eu” interior, fazendo com que a pessoal se sinta confortável e confiante em suas roupas.  (AGUIAR, 2003, p.21)
 
É fato que não se pode subestimar o poder da comunicação não-verbal. Ainda segundo o pensamento da autora (2003, p.25): “A imagem visual que você transmite nos primeiros dez segundos a uma pessoa que o vê pela primeira vez é o suficiente para que ela tire todas as impressões sobre você baseadas em sua aparência pessoal.” 

 E aí?! O que vocês acham dessa área da moda? 

Nenhum comentário: