terça-feira, 17 de abril de 2012

Dica de livro: Moda & Inconsciente


Vocês bem sabem que se algum vício consumista habita o meu ser.. esse vício é por livros. E se a obra misturar moda e psicologia: me rendo sem pensar duas vezes! Não posso passar por uma livraria ou conferir alguma feira ou stand em evento sem ficar morrendo de vontade de levar alguma novidade para a minha biblioteca pessoal. E assim aconteceu na última semana durante o Dragão Fashion.

Moda & Inconsciente da psicanalista Pascale Navarri foi uma excelente aquisição. Aquele tipo de livro tão bom que a gente escolhe ler aos poucos para que ele não acabe logo, sabe?! Além de a leitura ser super complexa, cheia de detalhes e tramas que envolvem uma infinitude de conceitos que nos fazem passar meia hora em um único parágrafo: refletindo, analisando, indagando.

Quem curte moda e psicanálise sabe que muitos autores baseiam a "tirania" da moda na chamada pulsão escópica (denominada por Freud). Ela tem como zona erógena o olho e como objeto o olhar. Mais ou menos aquele velho ditado que é predominante no tempo em que vivemos: "Sou visto, logo existo".

Achei bacana a citação de Mauro Meiches (responsável pela apresentação da edição brasileiro do livro) na página 14:

"Assim tendem a ser os circuitos pulsionais: eles respondem à demanda que os aciona da maneira mais imediata possível, sem a menor consideração pelo lado catastrófico que alguns de seus movimentos podem acarretar para o sujeto escravizado." 

Sobre os capítulos: Tocar com o olhar (primeiros olhares, lembraças, espelhos); Imitar, rivalizar; Modelos fascinantes ou inquietantes; A caminho de novos dress codes?; O desaparecimento das diferenças entre os sexos; Paradoxos sobre a moda e a infância; Fashion victims; Escravos e algozes da moda?; Sobre as marcas e por último, As tentações melancólicas da moda.

Não é todo mundo da moda que curte esse lado mais teórico, mas foi justamente essa possibilidade de união da moda com outras diversas áreas humanas como a sociologia, antropologia e a psicologia que me fizeram ter 100% de certeza na hora de escolher o curso. Já estou de olho no mestrado e o sonho é entrar na linha de pesquisa de subjetividade e cultura humana na UFC (Departamento de Psicologia). E você? Conhece algum livro bacana nessa área? Me conta nos comentários.



2 comentários:

Allyne Evellyn disse...

EU SOU PSICÓLOGA E ADORO MODA. estou pensando em iniciar leituras na área entre psicologia e moda, escrever alguns trabalhos talvez....
sempre vi a moda como Hobbie minhas pesquisas estao mais no campo do gênero, mas quero muito me dedicar a ler mais sobre moda e psicologia .

Até já apresentei alguns artigos sobre o feminino na revistas de moda. vamos trocar indormaçoes sobre o tema?

Val Marques disse...

oi estou fazendo meu tcc e gostaria que vc me indicasse livros sobre moda e psicologia meu trabalho é sobre a influencia da cultura punk na moda até os dias atuais
obrigada