sexta-feira, 30 de março de 2012

Resumão #Desencontro2012



Chegando depois de um dia inteirinho dedicado ao #Desencontro, evento de mídias sociais que está movimentando a cidade. Ao todo assisti a 5 painéis e anotei pensamentos que considerei interessantes para compartilhar com você:

O primeiro painel foi "501 Motivos para criar um TUMBLR". Eu sei que o tom do evento envolve humor, papo descontraído e etc e tal.. mas achei o bate papo demasiado e exagerado piadista. (Pode ser que só eu tenha essa opinião por não conhecer NADA da plataforma). É claro que todo mundo quer diversão, mas a gente sempre espera + conteúdo e novidade quando nos mobilizamos (e investimos tempo e R$$) a comparecer em um evento que envolva palestras, profissionais e pessoas que tenham experiências bacanas para compartilhar. Ficaram dois questionameentos: O tumblr seria uma "Rede social silenciosa?". Por que as empresas não apostam no tumblr dado a sua facilidade de postar e compartilhar imagens?

Conclusão:
Mais um motivo para eu não criar um TUMBLR. (¬¬)

--

O segundo painel  foi o mais esperado por falar do assunto que a gente mais ama: "A moda dos blogs de moda". A gente discutiu qual a consciência que o boom dos blogs de moda trouxeram. Fazem parte da revolução na comunicação de moda agindo como fator multiplicador. Pensamos que é interessante a blogueira saber reciclar peças, não virar consumista maluca com a desculpa de "posso comprar porque é para o blog" e concordamos que blogueiro(a) que é blogueiro(a) tem reputação. E aí de você se perder. Pensamos sobre autenticidade, personalidade e interatividade: são essenciais para que a comunicação de um blog seja eficiente. Seja verdadeiro! Não queira ser ou aparentar algo que você não é! Pensamos sobre a importância do combo conteúdo bem feito (focando no autoral) + uma imagem bem feita, com edição bacana que traga algo novo, seja original de alguma maneira. Adorei a discussão sobre como as marcas escolhem blog x ou y para representá-la. Blog tem que ter honestidade, identidade e tem que agregar valor. Em contrapartida, os blogueiros esperam vivenciar experiências com os produtos que recebem. Interessante o papo sobre a mitificação que acontece..

Conclusão: 
"Somos pessoas normais"  e devemos sempre ter o pé no chão, focar na realidade.

--

O painel 3 foi sobre "redes sociais em tempo de superexposição pessoal". Dialogamos sobre a sociedade narcisista, sobre a vontade que a gente tem de ficar famoso(a). O verdadeiro lema "sou visto, logo existo". Pietra diz que a fama é algo viciante e que a pessoa não consegue relaxar. É necessário estrutura para lidar com a superexposição. Concordo! Falamos sobre a importância do estético, o conflito quantidade x qualidade. Falamos sobre o sujeito fragmentado da pós-modernidade. A superexposição é uma nova forma de ativismo? A gente vai conseguir se proteger?

Conclusão:
"Criamos personagens para sobreviver".

--

O quarto painel foi demais! "Existe algo de novo sob o sol da internet?". Você produz, reproduz ou transforma? O que você gosta é o que verdadeiramente você consome? Falamos sobre linhagens criativas e a existência de ruídos oriundos da web. "Eu tenho a ideia ou a ideia me tem?!". O conceito de original torna-se extremamente relativo nos dias de hoje. Discutimos sobre o novo protocolo digital: escolha aquilo que você deseja consumir nas pessoas que segue!

Conclusão: 
Tudo que a gente quer é fazer parte de um grupo? Faça TRIAGEM!

--

O último painel da noite foi sobre "Marketing em Fortaleza". Bem basicão e focado em diferenciar o que seria relevante dentro das agências, sua atuação fora e dentro das mídias. Discutimos que é essencial entender de comunicação, achar o seu público-alvo a fim de estabelecer um canal certo para dialogar com essas pessoas. Bole um conceito, aja com planejamento e estratégia!

Conclusão: 
Como é grande e complexo o desafio de trabalhar com as novidades diárias!

--

E aí?! Vocês estão curtindo o evento??


Nenhum comentário: