domingo, 5 de fevereiro de 2012

MODA: passei no vestibular. E agora?!

Posso imaginar a ansiedade dos futuros estudantes de Design de Moda que passaram no último vestibular seja da UFC, da FIC, da Católica, da Fanor ou de qualquer outra instituição ou curso. Trata-se de um momento mágico, recheado de expectativas, sonhos, metas e medos. Quando a gente passa para aquele curso especial e tão desejado, a felicidade é enorme. A gente lê e reler um milhão de vezes a grade curricular, pesquisa quem são os professores, os alunos que já passaram pelo mesmo e é claro, pensa nos livros.




Pensando nisso, a dica de hoje é um livro super interessante para aqueles que estão iniciando na jornada desse sistema amplo e complexo que é a moda. Foi a minha primeira aquisição logo no primeiro mês de faculdade e posso afirmar que muito ajudou no entendimento de tantos detalhes que entrelaçam os fios de um caminho tão maravilhoso.


Fashion design: manual do estilista de Sue Jenkyn Jones aborda contextos históricos, culturais, econômicos e sociais como o uso das roupas, a linha do tempo da indumentária e o calendário da moda (lançamentos, coleções, épocas). Além disso, faz um panorama sobre o caminho entre a confecção e o mercado (tipos de produtos, de varejo, ciclo dos preços, identidade de empresa e marcas).

Fala do corpo, da cor, do tecido. Um dos capítulos mais interessantes é o V (No ateliê), é nele que a autora aborda assuntos específicos para o nascimento de uma peça como a medição, desenho de moldes, moulage, corte, costuras e ajustes. Por fim, o livro ainda dá dicas sobre como elaborar projetos, metas, objetivos e organizar inspirações. Ou seja, um verdadeiro manual que na minha opinião é essencial para qualquer estilista. 

Nenhum comentário: