domingo, 24 de julho de 2011

TOP 10 - O estilo de Amy Winehouse

O estilo retrô e ao mesmo tempo super moderno inspirado nas divas negras da R&B (vide Aretha Franklin, Mary Wells), meio pin-up/meio trash de Amy é/era marcante e inconfundível. Há quem a compare com Maria Callas (grande cantora de ópera do séc. XX) e até com Brigitte Bardot. Quem não lembra da coleção de Karl Lagerfeld (que sempre deixou clara a sua admiração pela cantora) para Chanel em 2007 com a beleza toda inspirada em Amy?

 Chanel pre-fall 2008

Seu penteado alto, bagunçado e charmoso +  a maquiagem com ênfase no forte e luxuoso traço do seu delineador (vide Cleópatra) + os seus looks extravagantes com "n" referências misturadas a transformaram em um ícone poderoso de estilo da nossa época. Amy era fã de cores fortes, de vestidos justos com cintura marcada e adorava evidenciar o seu busto deixando o sutiã à mostra.

(Isabeli Fontana virou Amy para a Vogue Paris/fev. 2008 - Editorial "L'idole)


Fico triste pensando no que ela ainda poderia nos oferecer enquanto artista. Fico mais triste ainda ao imaginar que todos já esperavam por isso e mesmo assim: eis que mais uma vida preciosa é levada embora pela dobradinha depressão + consumo desenfreado de álcool e drogas. 


A vida/arte continua e o legado de Amy, ainda que exista em pouca quantidade, é grandioso na qualidade e será eterno na riqueza de seu conteúdo. Vamos ao TOP 10?



 



 



 



Um comentário:

Hugo Nofx disse...

Olá Renata! Adoro este teu post! Muito curioso!
Restam-nos os discos para ouvir vezes sem conta! As imagens para recordar o estilo e imitar. E as histórias à volta desta Diva!
beijos.