segunda-feira, 9 de maio de 2011

Por uma moda sustentável: H&M


Quem não conhece a H&M?


É ela uma das maiores e mais renomadas lojas de departamento do mundo. Dá uma olhada na nova coleção "Conscious Collection" toda em nuances de branco com toque minimalista que aposta em tecidos sustentáveis.

Foi amor à primeira vista:






Entre os tecidos utilizados estão o algodão orgânico (sem uso de produtos químicos nocivos), o TENCEL®, o poliéster reciclado e o linho orgânico.

Gostou? As peças já estão à venda em todas as lojas H&M.

------


Quando falamos do contexto da moda parece muitas vezes impossível se pensar em um produto sustentável já que a moda está intimamente ligada com o desejo pela novidade, com a lógica desenfreada do consumismo. Porém, o sistema da moda precisa reorientar seus valores utilizando novos materiais e inspirações. Falar de sustentabilidade implica se apoderar de um pensamento que assegure a perpetuação das condições ecológicas adequadas à vida humana num futuro indefinido.

Portanto, o desenvolvimento ambientalmente sustentável implica em três grandes desafios para a humanidade: garantir a disponibilidade de recursos naturais transformados em bens e serviços necessários no cotidiano; não lançar sobre a biosfera do planeta substâncias tóxicas, resíduos e poluição, decorrentes da produção e uso de bens e serviços em quantidades e velocidades superiores à capacidade de auto-depuração da natureza; reduzir a pobreza mundialmente.

Acredito que é só o começo, muito ainda se tem a avançar com novas pesquisas e etc.. mas o principal para mim é: reinvente-se e comece a fazer a sua parte, pequenos atos fazem sim uma grande diferença!

Nenhum comentário: