quinta-feira, 26 de maio de 2011

Inspiração pura: 60´s



Os anos 60 são definitivamente anos revolucionários do ponto de vista da juventude, logo também os são para a história da moda. Os jovens começam a possuir mais autonomia e a lutar ativamente por liberdade para se expressar e cuidar da própria vida. São anos realistas, de transição e cheios de energia criativa. É uma geração ávida pelo consumo e afim principalmente de mudar de vida. Os jovens passam a se reconhecer por meio das mídias e em um tipo de moda que expressa seus próprios desejos.





Courrèges foi considerado o renovador absoluto em meados dos anos 60. O estilista aprendeu com Balenciaga a transformar sua arte interior em moda da boa. Foi o responsável por criar uma linha nova, com detalhes geométricos e formas arquitetônicas. Na época, suas fotos e imagens impactantes renderam cerca de cinco bilhões em publicidade. Suas peças são feitas de materiais inusitados até então jamais utilizados como os sintéticos em cores primárias. Em 1962, Yves Saint Laurent apresenta a primeira coleção de sua maison. Em meados dos anos 60, Pierre Cardin cria o seu modelo tubinho "sucesso" com bolsos embutidos e geometrias multicoloridas.

E Mary Quant? Essa é uma eterna diva para mim




(Moon girl de Courrèges, 1967)

(Modelo Courrèges)

(Modelos Mary Quant)


(Olha que lindo esse vestido Mary Quant em tom de rosa pastel. Eu quero!)





(Yves Saint Laurent)




(Modelos Pierre Cardin)



Surge na sociedade algo tão novo e revolucionário como a moda dos anos 60: à juventude não importa mais ser vulgar ou distinta – ela deseja simplesmente ser. E os radares sensíveis que criam a moda da época expressam bem a tendência a viver de modo diverso e a demonstrar isso por meio das roupas.” (Vincent-Ricard, 1989:86)





---------

60´s: inspiração forte da nova coleção!





Nenhum comentário: