sábado, 9 de abril de 2011

Cobertura Dragão Fashion Brasil 2011

Um dos melhores momentos do Dragão para mim é o Concurso de Novos. As peças gritam energia, suor, criatividade e transformação.

Lindebergue Fernandes fez a festa, literalmente: um dos desfiles mais animados e cheios de vida dessa edição. Não poderia ser diferente: uma coleção coletiva e constituída por pessoas de 31 comunidades espalhadas por nove estados do Nordeste! E se Lindebergue trouxe a alegria das cores e o calor humano, o vencedor da II edição do Concurso Sinditêxtil de Design (2010), Lázaro de Souza nos mostrou uma coleção apenas em nude, mas rica em truques e detalhes incríveis de modelagem.

O desfile da Athos teve até música ao vivo! Alguém sabe o nome da banda? Foo Fighters e Nirvana? Nunca serão clichês, pensei eu antes do desfile de fato começar. Foi bacana!


1) UNIPAR - Fashion Scavengers



A coleção propõe desconstrução, sobreposições e a mistura de técnicas de artesanato com a reutilização de roupas já "velhas". A coleção desafia e propõe looks descombinados propositalmente com o intuito do questionamento sobre o passado, o presente e o futuro. Foi estranho, mas despertou uma sensação interessante! O que vocês acharam?



2) NOVAFAPI - PI - Formas e Movimentos



A coleção foi toda inspirada no processo de fabricação de cerâmicas. A equipe misturou bio denim, crepe, o tafetá e o cetim. A inovação ficou por conta da utilização de sacos e cerâmicas na confecção dos looks. Observamos a mistura do vermelho com o bege, estampas gráficas em amarelo e verde, ombros e mangas assimétricas (tendência forte em todo o evento!), barras trabalhadas, franzidos e looks misturando referências high tech com o toque artesanal. Peças mais comerciais e charmosas com cheiro de etnia.


3) Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocinio

Patchwork, laranjas, azuis e uma bela imagem.

4) UFC


O lixo mais luxuoso do mundo. A luxúria mais desejada. A expressão de que tudo é possível dentro de um senso estético educado e apurado. Armações e linhas geométricas gerando uma imagem impactante. Detalhes que mereciam horas de admiração, sem falar do brilho das cores metálicas. Gente, como vocês tingiram? Queria saber todo o processo de confecção! Alguém me conta?



Lázaro de Souza - Árida Flor: Bela e sensual coleção toda em tons terrosos. A modelagem era o carro chefe, o corpo a obra prima, o principal produto. Os materiais: elastano e malha de 100%algodão.






Lindebergue Fernandes para a Conexão Solidária: Dentre tantas cores, fixe no azul, laranja e rosa! Aliás, o laranja tem sido uma das cores mais observadas desta edição. Dentre os materiais, podemos encontrar: canutilhos do MA, renda irlandesa de SE, tweed de chita da PB e rechiliê daqui do CE. E ainda mais: renda renascença, ponto cruz, crochê, renda irlandesa... Olha:






(A família preferida! Que lindo o shortinho! Chamei a estampas de "pontas de lápis-de-cor"!)




ATHOS: Todas aquelas tendências que influenciam o imaginário e o guarda-roupa masculino: o militar na modelagem e nas cores, o grunge nas estampas em xadrez, o rock, o estilo aviador mais arrumadinho:









-----------------------



Ufa, demorou.. mas saiu!

Amanhã tem o 2o dia do workshop com a Chiara Gadaleta!
(Adorei o click feito pela equipe mais estilosa da cidade!)

Chegando do 2o dia de #DFB2011, que aliás, foi super mais legal do que ontem. O desfile da UFC "Lixúria" foi o grande destaque do dia. A torcida estava super animada, com direito a muitos apitos, sorrisos, amigos e balões. Brincadeiras à parte, todos nós, alunos de Design de Moda da UFC ficamos orgulhosos, felizes e até maravilhados com os looks exibidos pelas meninas que estão nos representando nesse concurso tão ricamente disputado. O desfile foi realmente emocionante, pelo clima sentido, pela imagem forte e diferenciada proporcionada diante dos materiais utilizados. Criatividade, realeza, dificuldade, beleza impecável, inovação. Tudo estava perfeitamente encaixado.
Será que levamos mais essa?

00:30, o vídeo carregou, sintam como foi:




(Relevem a qualidade! Foram 3 fotos artísticas! :p)


Design de MODA - UFC:

(Jana e Priscila Guimarães)

(Ara, Ivna e a querida professora Dijane)

(Auxiliane, Karine, Gabi )

(Olha a animação!)

(Igor Levy)

(Tici, Adriana Leiria super digna com seu verde militar e Karine )


(Denise, Leidiane)

(Simpatia pura)

(Gabriela Coutinho)

(Valdjane e Larissa)

(Pose de ricas)







Gostaram??? Eu amei!

Ufa! Amanhã tem workshop "Construindo seu Universo Pessoal" com @chiaragadaleta bem cedo! E que faça sol Fortaleza!

Ontem foi o 1o dia de Dragão. Ansiedade, correria, encontro com os amigos e muita euforia. Os atrasos básicos de sempre nos desfiles, música ao vivo e muita montação. Já eu prefiro a calma, o conforto e uma dose de paciência para observar ao redor com o olhar educado e apurado.

O Lounge Blog era bem charmoso, mas foi chato ver a falta de bom senso (para não dizer a cara de pau) de alguns blogueiros que desrespeitavam as regras (não que eu concorde com elas!) que nos foram impostas, como por exemplo, não sentar na primeira fila dos desfiles! Foi engraçado ver o truque de alguns disfarçando e tentando manter o seu lugar. Me senti como no trânsito.. vai entender.

A solução para mim seria escolher com um critério bem rigoroso quem pode cobrir ou não o evento. Afinal, todos queremos ver de perto! Acho essa política de valorizar em excesso o que vem de fora no mínimo vergonhoso em um evento que aponta a identidade regional.




(As companheiras do dia, @isabelly88 e @erikaragao. Nos divertimos muito juntas!)


(Os acessórios da Érika deram o que falar!)

[Alguns blogueiros reunidos: eu, Isabelly Lima (refletindomoda), Lili Machado (bodegafashion), Érika Aragão (welovefashion), Melyssi Peres (iracema veste prada) e Lucas Magno (o homem e a moda).]


(Espaço da Vicunha - Jeaaaaaaaaaans)

(Exposição Fashion n´love Mark Greiner)


(Espaço Palestras, Ceará Business / Inaiê e Gabriela fazendo inscrições!)


(Oncinha nos pés: Carol Teles e Gabriela Coutinho)


(Espaço UFC)


--------------------


Os desfiles do dia:

Em geral, todos os estilistas abusaram das cores mais neutras e sóbrias: muito branco, preto, tons terrosos, um azul mais clarinho.. Assimetrias e modelagem diferenciada, com toques esportivos. Volumes laterais, ênfase nas costas, brilho e muita transparência. O couro foi utilizado por quase todos.


1) Jonathan Gurgel



(Imagem: Dfhouse)


Jonathan Gurgel agradou e promete voltar na próxima edição. Seus looks eram fluidos, leves, cheios de amarrações e drapeados: bem interessantes para o nosso clima: quente na maioria do ano. Senti frescor. Adorei os looks mais armados, com cintura marcada, em azul e branco, com a modelagem que lembrava o "new look" de Dior.



2) João Sobarr





(Imagem Dfhouse)

Usaria quase todos os looks mais comerciais de Sobarr no dia a dia, adorei os nudes com zíper frontal. Para a noite, franjas, decotes profundos e fendas laterais: eu vi Josephine Baker.


3) Mark Greiner





(Imagem Dfhouse)

(Imagem Dfhouse)

Gostaria de passar horas só olhando para as peças de Mark, bem de pertinho. Eram ainda mais austeras e complexas do que as que costumava fazer. Dessa vez, tinha calças e tantos detalhes. Ah, os detalhes! Adorei o preto com couro e paêtes!

4) Márcia Garnem



(Imagem Dfhouse)

5) Ivanildo Nunes



(Imagem Dfhouse)

(Imagem Dfhouse)

6) Mar del Castro



(Imagem Dfhouse)

(Imagem Dfhouse)
----------------



Jaja tem muito mais!!!


-------------



Chegando do 1o dia de #DFB2011! Cansada e feliz ao mesmo tempo. Cheia do que falar, mas preciso digerir com calma as imagens e informações.

Amanhã tem tudo o que rolou de uma forma digna e organizada.



(@erikaragao, @isabelly88 e eu, @modaparamim no lounge blog)


(eu e @chiaragadaleta Para mim, a estrela do dia #DFB2011! Ela tem uma energia incrível, um amor! Luxo e humildade.)






Cinquenta alunos do Curso de Design de Moda da UFC participarão do Dragão Fashion Brasil 2011, de 12 a 16 de abril, no Centro de Convenções, em Fortaleza.

Vinte deles trabalharão no backstage e outros 30 na recepção do evento. Segundo a Profª Cyntia Tavares, Coordenadora do Curso de Design de Moda da UFC, "essa experiência de produção em um evento de moda é muito importante para a formação dos estudantes, pois é outro ramo de atuação do profissional que formamos".

O público que for ao evento poderá conhecer a produção dos alunos através de stand que será montado no Centro de Convenções. Lá, estarão expostos roupas e acessórios desenvolvidos pelos estudantes, inclusive as peças apresentadas nos concursos de Novos Talentos do Dragão Fashion de 2009 e 2010, quando equipes da UFC obtiveram segundo e primeiro lugares, respectivamente.

Este ano, mais uma equipe do Curso de Design de Moda é finalista do Concurso de Novos Talentos. A equipe Lixúria – formada pelas alunas Mayrla Canafistula, Laura Nefitali, Natassia Maia, Karine Matos, Flávia Rodrigues e Meiriane Nascimento, 4º semestre – concorrerá com outras oito equipes de todo o País.

A coleção criada pelos estudantes parte do pressuposto de que nem todo lixo é inútil. Por isso, resíduos indesejados foram transformados em materiais com valor agregado. É retomado o símbolo de luxúria das cortesãs do Século XVI, através de uma produção de moda que une os conceitos de velho e novo e de modernidade e antiguidade.

Caixas de leite, aros de bicicleta, alumínios de sucata, tampas de garrafa, fundos de lata e garrafas plásticas unem-se à criatividade para formar looks originais, feitos com materiais que iriam para o lixo, mas ganharam um novo destino. As peças são criadas e executadas de maneira artesanal, do design até o acabamento.

Outra novidade da participação do Curso no Dragão Fashion será a ida de algumas disciplinas da graduação para o espaço do evento. Segundo Cyntia Tavares, "isso facilitará a participação dos alunos em palestras e oficinas que também acontecem no evento e não causará atraso no calendário de aulas".

Fonte: Site UFC - Profª Cyntia Tavares, Coordenadora do Curso de Design de Moda da UFC - (fone: 85 3366 9409)


-------


Estou ansiosa para conferir o trabalho das meninas! Será que a gente leva de novo esse ano?? Torcida forte!!





Hora de conhecermos juntos as exposições que ilustram o Dragão Fashion Brasil 2011:




1) Exposição e Concurso Cultural Fashion N’Love.




Comemorando os 10 anos de moda de Mark Greiner: Novo Talento revelado pelo Dragão em 2001. A exposição é assinada por Delfina Rocha e estará no Lounge intitulado Fashion N´Love. Já o Concurso Cultural, irá premiar a melhor resposta para a frase "O que você faz com AMOR?" com um vestido sob-medida feito por Mark. Luxo!




2) Exposição Dragões de Areia

Uma reflexão sobre o momento contemporâneo através da construção de novas imagens feitas com materiais inusitados. Palavras-chave: gestualidade e artesania. A moda buscando novas referências e lugares diferentes de expressão. Decifra-me ou te devoro? Fiquei curiosa!

Os autores: Érico Gondim e Sérgio Melo (designers e artistas visuais)

3) Exposição Objetos

Exposição de 70 sapatos executados em papelão e retalhos de tecidos finos? A Fabi (@milpares) vai adorar!


Artista: César Revorêdo
Curadora: Sanzia Pinheiro Barbosa



4) Exposição de Kalina Rameiro

A artista plástica KALINA RAMEIRO prioriza trabalhos manuais em patchwork, crochê, bordados, desenhos rebuscados, colorido, rendas; constituindo um produto único, com edição limitada. Todos os seus produtos possuem a preocupação social com o planeta e os seus membros, já que ela utiliza matéria prima reaproveitada e faz um trabalho de inserção social.



5) Exposição de Chiara Gadaleta





Chiara Gadaleta
fará uma exposição de joias sustentáveis. Serão confeccionadas exclusivamente para o Dragão Fashion 10 peças à partir de descarte da indústria têxtil. As peças tem grande valor estético e poder de questionamento sobre a reciclagem, reaproveitamento e artesanato. Ansiedade!!!




6) Exposição Pé de Fé




Promete ser super irreverente e divertida, com interação e contemplação de todos. Um espaço para admirar, acalmar. O público terá a oportunidade de mergulhar no trabalho de Lindebergue Fernandes, grande estilista cearense.

------------


O Ceará Business tem como grande parceiro o Sebrae. O seu existir tem como meta impulsionar o desenvolvimento das médias e pequenas empresas da cadeia têxtil e confecções, incentivando a oportunidade única da troca de informações, contatos e negócios entre os membros do setor. Ou seja, ponto para todos. Vamos ampliar a nossa rede de contatos e horizontes?



Conhecendo a programação:



Dia 12 - Terça Feira


14:30 - Abertura dos portões do Centro de Convenções

16:00 - Coletiva de imprensa no bloco E para jornalistas e bloguistas, com a presença de Cláudio Silveira e patrocinadores.

17:00 - Palesta - Elle e Stylesight apresentam: Tendências Verão 2012 por Camila Toledo (Apresentação das principais direções que vão nortear o design em termos de tecidos, cores, formas e estampas em 2012”)




Dia 13 - Quarta Feira


14:30 - Abertura dos portões do Centro de Convenções

15:30 - Palestra - Ari Aloraldo com o tema: Trabalho Decente

16:00 - Palestra - Marcela Ramos com o tema: Direção de Tendências 11 | 12 - A marca do fio LYCRA® oferece para os clientes e convidados do Dragão Fashion uma palestra exclusiva da WGSN®, maior site de pesquisa e tendências do Mundo.



Dia 14 - Quinta Feira


14:30 - Abertura dos portões do Centro de Convenções

15:00 - Palestra - VICUNHA / Renata XU com o tema: Jeanswear no Verão 2012



Dia 15 - Sexta Feira


14:30 - Abertura dos portões do Centro de Convenções

15:30 - Palestra - Iorrana Aguiar com o tema: Branding - Construção de marca

16:30 - Palestra - Jorge Faccioni, do site Use Fashion, com o tema: Como ganhar dinheiro com moda



------------------------


Já vi que vou aproveitar muito o Ceará Business desta edição!


O PENSANDO MODA é uma das partes mais dignas do Dragão. É tão esperado quanto os desfiles, para nós estudantes, pensadores e apreciadores da moda enquando objeto de estudo. O seu objetivo é justamente esse: promover a cultura de moda, apresentando tanto estudos acadêmicos quanto experiências profissionais enriquecedoras.

Tenho que dizer que a produção arrasou na escolha dos palestrantes nesta edição de 2011. Acho o máximo que as informações e vivências sejam todas relacionadas com o eco-design e a sustentabilidade ambiental.


Mais bacana ainda foi a iniciativa de ajudar o Lar Torres de Melo. É obrigatória a doação de um KIT DE HIGIENE para participar do evento. O kit será recolhido no primeiro dia de Dragão Pensando Moda (dia 13 de abril, às 8:00h). Algumas sugestões para a composição dos kits de higiene: Escova de dentes, pasta dental, enxague bucal, fio-dental, talco, sabonetes, desodorantes, xampús, leite de limpeza, etc.

--

Local: Centro de Convenções de Fortaleza - Bloco E - Espaço Ceará Business
Data: 13 a 15 de abril 2011

* As inscrições serão realizadas no primeiro dia do evento (dia 12 de abril) no Lounge do Shop Senac;

* Para a inscrição é necessário levar CPF, RG e endereço completo.

-----

Confira a programação e as apostas em negrito:

Dia 13 - QUARTA FEIRA

08:00 - Credenciamento para os Workshops

08:30 - Brunch para os participantes

09:00 - Palestra de Luis Taniguchi com o tema: Como evoluir uma marca através do estilo de vida do consumidor - "Lifestyle”

10:00 - Palestra de Cristani Rosseto Basso com o tema: A Moda no ponto de venda - Visual Merchandising

11:00 - Palestra de Tarcisio D’Almeida com o tema: A Moda como Patrimônio Cultural do Brasil

-----

14/04 - QUINTA FEIRA

08:00 - Credenciamento para oficinas

08:30 - Brunch para os participantes

09:00 - Início das oficinas (1o. dia):

• Oficina 1 - Chiara Gadaleta - Tema: Styling: Construindo um Universo Pessoal (60 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: um objeto através do qual se identifiquem, podendo ser: uma foto, uma imagem, uma revista, um livro, uma roupa, um acessório, um objeto pessoal, revistas antigas. Levar também cartolina, cola branca e tesoura.


• Oficina 2 - Ronaldo Fraga - Tema: O Artesanato na Moda (60 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: Quadros de americano cru 30/40, linha de bordado em cores variadas e canetas acrilex para tecido.


• Oficina 3 - Janine Niepiceron - Tema: Técnicas Básicas de Moulage (40 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: Tecido plano de 2 mt de comprimento por 1,40 mt de largura. Também levar para a oficina réguas, alfinetas, tesoura e fita métrica.


• Oficina 4 - Márcio Távora e Daniel Malva - Tema: Fotografia para semanas de moda: técnica e linguagem (20 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: Máquina Fotográfica Digital


• Oficina 5 - Susy Okamoto - Tema: Construção de um desfile de Moda (40 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: Levar o próprio notebook caso possua


-----

15/05 - SEXTA FEIRA

08:00 - Credenciamento para oficinas

08:30 - Brunch para os participantes

09:00 - Início das oficinas (2o. dia):

• Oficina 1 - Chiara Gadaleta - Tema: Styling: Construindo um Universo Pessoal (60 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: um objeto através do qual se identifiquem, podendo ser: uma foto, uma imagem, uma revista, um livro, uma roupa, um acessório, um objeto pessoal, revistas antigas. Levar também cartolina, cola branca e tesoura.


• Oficina 2 - Ronaldo Fraga - Tema: O Artesanato na Moda (60 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: Quadros de americano cru 30/40, linha de bordado em cores variadas e canetas acrilex para tecido.


• Oficina 3 - Janine Niepiceron - Tema: Técnicas Básicas de Moulage (40 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: Tecido plano de 2 mt de comprimento por 1,40 mt de largura. Também levar para a oficina réguas, alfinetas, tesoura e fita métrica.


• Oficina 4 - Márcio Távora e Daniel Malva - Tema: Fotografia para semanas de moda: técnica e linguagem (20 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: Máquina Fotográfica Digital


• Oficina 5 - Susy Okamoto - Tema: Construção de um desfile de Moda (40 Vagas)

Material a ser providenciado pelo participante: Levar o próprio notebook caso possua


----------------


Imperdível!


-----------------







Contagem mais do que regressiva para o início do Dragão Fashion Brasil 2011: faltam 3 dias e 5 horas para o show começar! Já são 12 anos de história: alimentando e desenvolvendo a moda autoral do país.

ARTESANIAS. IDENTIDADES DA MODA, esse é o tema do evento que irá prestigiar o projeto Artesanias do Ceará, onde 20 artesãos terão o desafio de mudar o design de suas obras a partir de conceitos diferentes e inovadores, tudo sem perder a essência artesanal de suas produções.

A cada ano, ficamos ansiosos pensando nas surpresas, na estrutura, nos desfiles, nas palestras, oficinas, nos amigos e exposições que encontraremos no Centro de Convenções, local do evento aqui em Fortaleza (CE).

O #modaparamim está entre os blogs da terrinha escolhidos para cobrir o evento que só cresce com o passar dos anos. E é com muita honra, alegria e prazer, que estarei lá em todos os dias, respirando moda da boa, arte, cultura, conhecimento.. e é claro, trazendo tudo para vocês!

É hora de esquentar e ficar por dentro de tudo o que vai rolar entre os dias 12 a 16 de Abril!

A partir de hoje, o #modaparamim respira o #DFB2011. É só clicar na Imagem que estará no menu do blog:



e conferir tudo o que vamos curtir nessa semana de moda que promete ser daquelas!


E para começar, que tal o line-up com os desfiles e expectativas em negrito:


TERÇA FEIRA – 12 ABRIL



18:30 Sala 2 - Marés
JONATHAN GURGEL

19:00 Sala 3 - Barro
JOÃO SOBARR

19:30 Sala 1 - Fogo
MARK GREINER

20:00 Sala 2 - Marés
MARCIA GANEM

20:30 Sala 3 - Barro
IVANILDO NUNES

21:00 Sala1 - Fogo
MAR DEL CASTRO


QUARTA FEIRA – 13 ABRIL


16:30 Sala 3 - Barro
NOVAFAPI - Formas e Movimentos
UNIPAR - Fashion Scavengers
CEUNSP - Marajó: Tramas Hibrido Nacional
UFC - Lixúria

18:30 Sala 3 - Barro
LÁZARO DE SOUZA

19:00 Sala 1 - Fogo
CONEXÃO SOLIDÁRIA por
Lindebergue Fernandes

19:30 Sala 2 - Marés
ATHOS por Léo Macedo

20:00 Sala 3 - Barro
SÁ MARIA

20:30 Sala 1 - Fogo
MELK ZDA

21:00 Sala 2 - Marés
IURY COSTA


QUINTA FEIRA – 14 DE ABRIL


16:30 Sala 3 - Barro
FANOR - Areias que Inspiram Sonhos
UFMG - Impulsos Orgânicos
UFPI - Novas Portas para Guernica
FCC - Mulheres Cabaça

18:30 Sala 3 - Barro
MATIAS

19:00 Sala 2 - Marés
JOIOLA

19:30 Sala 1 - Fogo
MARCUSSOON

20:00 Sala 3 - Barro
SIS COUTURE

20:30 Sala 2 - Marés
PIORSKI

21:00 Sala 1 - Fogo
KALLIL NEPOMUCENO


SEXTA FEIRA – 15 DE ABRIL


18:30 Sala 2 - Marés
RONALDO SILVESTRE

19:00 Sala 3 - Barro
DIDARA por Goya Lopes

19:30 Sala 1 - Fogo
HELEN RÖDEL

20:00 Sala 2 - Marés
DONA FLORINDA

20:30 Sala 3 - Barro
WEIDER SILVEIRO

21:00 Sala1 - Fogo
WALÉRIO ARAÚJO


SABÁDO – 16 DE ABRIL


16:00 Sala 1 - Fogo
ROMMANEL POR ANA HICKMANN

18:00 Sala 1 - Fogo
RIACHUELO

18:30 Sala 2 - Marés
SKYLER

19:00 Sala 3 - Barro
ALYSSON ARAGÃO

19:30 Sala 1 - Fogo
VITORINO CAMPOS

20:00 Sala 2 - Marés
DELFRANCE RIBEIRO

20:30 Sala 3 - Barro
TCHIBI + Resultado do Concurso dos Novos 2011

21:00 Sala1 - Fogo
LINO VILLAVENTURA


---------


Ansiosa!!!!! Quarta-feira promete hein?!!

Nenhum comentário: