segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Jornalismo de Moda em Fortaleza


Isabelly Lima (@isabelly88) editora do blog Refletindo Moda (@refletindomoda) e diva nas horas vagas, está se formando agora no final do ano em Design de Moda e está dividindo os seus últimos dias como estudante (intensamente, diga-se de passagem) com a sua monografia digna e super importante para nós, blogueiros de moda de Fortaleza.

Assim sendo, ela formulou um questionário a fim de auxiliar na pesquisa e esclarecer certos pontos pertinentes.

Ela já enviou para o email de muitos blogueiros, mas se você ainda não recebeu ou não respondeu, não fique de fora e participe!


Aí estão as perguntas, é só responder de acordo com o seu ponto de vista e enviar para o email dela: isabelly@refletindomoda.com.br

-------

- Nome: Renata Santiago Freire
- Idade: 23 anos
- Blog: WWW.modaparamim.blogspot.com

1) Encontra-se no colégio ou faz faculdade? Qual e que curso? Se já for formado dizer qual faculdade formou-se e o curso.

Cursando o 8o semestre da faculdade: Design de Moda, na UFC.

2) Porque decidiu fazer um blog sobre moda?

Sempre me sinto mais viva quando escrevo esse turbilhão de pensamentos recorrentes em minha mente. O blog de moda surgiu a partir da necessidade que eu tenho de gritar que moda vai além do que se vê, que moda tem tudo a ver com psicologia, sociologia, filosofia e que pode ser retratada por um viés poético e cheio entrelinhas quentes.
3) Qual o tempo de vida do seu blog na blogosfera?

2 anos , 7 meses e 7 dias.

4) Qual (is) assunto(s) você gosta de abordar no seu blog?

( ) Opinião sobre produtos
( ) Marcas de roupas
( x ) História da Moda
( ) Esmaltes
( x) Artistas
( x ) Outros assuntos.

5) Se marcou na questão anterior a opção Outros Assuntos, diga quais.

Gosto de misturar moda com outras vertentes de estudos sobre o indivíduo e a sociedade como psicologia, filosofia, música..

6) Possui tipos de planos para o futuro com o seu blog? Quais?

Penso em torná-lo cada vez mais rico de conteúdo autoral de moda. Não sei se penso em ganhar dinheiro diretamente com ele, pois não curto muito essa história de divulgar marcas e etc.. mas o blog é uma vitrine poderosa e já me trouxe muitos frutos poderosos.
7) Preocupa-se com a linguagem que utiliza no seu blog? Por quê?

Totalmente. Sempre tenho a preocupação de revisar o texto, as imagens.. Uma palavrinha errada ou uma letra que falta, sempre fazem a diferença no final.

8) O que acha sobre Jornalismo de Moda?

Acho que é uma área super interessante e cheia de possibilidades. Necessita de mais investimento e reconhecimento.

9) Qualquer pessoa atualmente pode escrever em jornais e revistas sem a graduação de Jornalismo. Muitos blogueiros se consideram jornalistas de moda e é imprensa em eventos de moda. Você se considera um Jornalista de Moda? Por quê?

Bom, acredito que escrever bem e ainda mais, gostar de escrever, é algo que não se aprende necessariamente em faculdade. Não me considero jornalista de moda, pois nunca estudei jornalismo e afins. Acredito que para isso, as pessoas devam buscar cursos de especialização ou até mesmo cursar uma segunda faculdade. Me considero sim uma formadora de opinião, por possuir um público fixo de leitores que costumam vir no blog em busca de informação.

10) Considera importante uma pessoa que fale sobre Moda ter a graduação de Design de Moda e/ou Jornalismo? Por quê?

É o mínimo que deveria ser feito. Não acho bacana ficar reproduzindo matérias de revistas em blogs ou divulgando fotos de celebridades, produtos.. mas é claro que também é válido! Apenas acredito no conteúdo e não na notícia reproduzida.

11) Confia em blogueiros que falam sobre Moda sem a graduação em Moda? Qual (is) motivo (s)?

Isso depende. Mas em geral, não acredito. O motivo é simples: falta bagagem e reflexão para falar do assunto com propriedade. Nós que estudamos sabemos que o objeto moda é mais complexo e vai bem além do que se vê por aí.

12) Sobre os blogs de Fortaleza, você possui favoritos? Cite alguns.

Sim. Refletindo Moda, Modeficar e The nerd fashionist.
-----
Um beijo e o carnaval termina amanhã..

2 comentários:

isabelly disse...

renata... tem como não te adorar? impossível! =~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ vou te guardar em um potinho.

Cecilia Cezar disse...

Meu Deus...
Assim que abri o teu blog eu lembrei do questionario... Desculpaaa! Foi malz msm ainda n respondi mas to indo agora atras e responder! Sorry! ;p

Bjuuu