terça-feira, 19 de outubro de 2010

MODA E MÚSICA: UMA RELAÇÃO DE CUMPLICIDADE


Oi gente.. Outubro indo embora e o Ano de 2010 idem! Amanhã vou apresentar aquele artigo que passei o ano preparando. Lembram? Moda e música quente e da boa!

Então, quem curte, vocês estão mais do que convidados! Será amanhã às 09:30 no Bloco da Física (Sala 02), no Campus do Pici - UFC.Antes do meu, às 08:20 e às 09 hrs, serão as apresentações dos artigos da Gabriela e do Davi, sobre Ilustração Digital e a História dos Ilustradores de Moda, respectivamente.




RESUMO:
O presente artigo tem o objetivo de analisar e compreender a relação entre moda e música ao longo do séc. XX e início do século XXI. O séc. XX é o ponto de partida deste artigo, já que foi a partir dele que novos ideais sociais foram adotados e onde a união entre a música e a moda foi constatada de fato. Para isso, é necessário observar as manifestações sociais e movimentos criados a partir dessas duas representações artísticas que tanto revelam o indivíduo, o espaço e o tempo. Analisa-se a importância e influência da moda e da música na construção da subjetividade do indivíduo assim como na construção de grupos e tribos sociais e culturais. Assim, são conceituadas moda e música, citando as suas principais semelhanças e lógicas enquanto sistemas, assim como os principais movimentos históricos em que ambas enunciam a mesma estética de comportamento. E finalmente, situa-se a ligação e materialização da união entre moda e música na contemporaneidade. Observa-se que a moda está presente no figurino dos ícones da música, que por sua vez, inspiram e influenciam a criação dos estilistas, assim como cada vez mais a moda vende e se apropria das tendências e idéias criadas pela música. Almeja-se assim contribuir com essa área de estudo na formação de estudiosos de moda, música e afins, considerando que pouco foi pesquisado sobre esse assunto tão importante devido ao seu rico caráter cultural e interdisciplinar.






Tinha que ter o Ringo no Banner para homenagear a minha diva e amiga, Isabelly Lima (que nem imagina o quanto me inspirou e me ajudou na pesquisa durante essa caminhada).

Um beijo para a digníssima @isabelly88 e pra todos vocês, lindos e desejados!!!

Estou nervosa e vou enlouquecer até amanhã! FUI

2 comentários:

isabelly disse...

OLHA EU QUERO RECLAMAR... pq você não me disse antes que seria amanhã? eu super iria te ver e te apoiar =~~~


SUA DIGNAAAAAA, você é tão fiiiina! vai dá tudo certo e estou super torcendo! quero tudo detalhado depois =~~~~~~~~~~~~~ e fotos, vááárias fotos!

=********************

Diana Santiago disse...

Boa sorte minha linda! Toda energia positiva desse mundo pra vc! Bjus da prima