terça-feira, 28 de setembro de 2010

A maior inovação do século XX?



(Twenty&Twelve - Londres, primavera verão 2011)

"A funcionalidade é a etiqueta do traje dos tempos modernos." (Olivier Burgelin)

Muito bem introduzido por Olivier Burgelin, esse post fala de uma das maiores inovações (em se tratando do vestuário) do século XX: o jeans.



(Iceberg - Milão, verão 2011)

Algum leitor trabalha ou já trabalhou com esse tecido digno? Bom, eu respiro e adoro o cheiro de índigo (de segunda a sexta) há exatos 3 meses e 6 dias. Confesso que a vida foi me levando para o jeans, mas agora vai ficar difícil me separar dessa convivência que tem sido apaixonante.

Não sei se seria certo apenas ressaltar o caráter funcional do jeans, já que hoje em dia ele assumiu uma posição decorativa e transmissora de mensagem históricas, sociais. Na sua evolução ao longo do tempo e representação na moda, está o grande mistério!

Assim sendo, as citações de Claudine Elsykman, no livro que eu super utilizo nas minhas pesquisas: As Espirais da Moda (Françoise Vincent-Ricard), soaram como poesia:

"O jeans enfeitado deixou de ter relação com a lei do vestuário, pois já não manifesta a especificidade e os desvios que transmitem informações a serem decodificadas; ele inverte a circulação do vestuário.



(D&G, Milão - verão 2011)

Em vez de conduzir ao código do vestuário, fixa em si mesmo as excitações do social; portanto, hão há perda, como na relação tradicional da roupa com esse código. Há, pelo contrário, um acréscimo, um excesso; mais do que nunca, o social vem se incorporar diretamente ao jeans."



(Margaret Howell - Londres, primavera verão 2011)

"O jeans bem definido sempre deixa transparecer sua função original. Assim, torna-se independente tanto da roupa como da arte, e funciona como ´perda de sentido'. O traje é um tecido exagerado que modela o corpo numa dramaturgia de calvário-sedução; o jeans surgiu quando o corpo sem artifícios encontrou o tecido sem referências."

2 comentários:

Érika e Thaís disse...

Muito, muito bom o post!
Você escreve muito bem! Adorei as citações e os looks!
Beijos querida!

Renata Santiago disse...

Obrigadaa meninas!

Quero vcs sempre por aqui, ok?!

Lindas e desejadas ;***