domingo, 16 de maio de 2010

"O que é que você quer?"



Já começou a maratona da monografia. Essa semana ganhei de "presente supresa" 2 livros emprestados da professora Dolores Mota, minha grande orientadora na ufc. "A mulher e o desejo" e "Deslocamentos do Feminino". Já comecei a aventura que já promete ser de tirar o fôlego. Dica básica para se escolher um tema: você tem que ser louca pelo assunto, apaixonada mesmo. Não basta só gostar ou se identificar, você tem que AMAR. Só assim vai ser super prazeroso ler vários autores que de uma maneira ou de outra, entendem a sua complexa linguagem de pensamento e falam sobre as idéias que você defende.

Como já disse antes, o meu tema é: "O papel da moda no insconsciente feminino"
Nesse momento, estou investigando a constituição da subjetividade da mulher. E para começar, a questão da falta e do desejo forte de ser desejada é mais do que pertinente.. pois marca a nossa vida do início ao fim, moldando todas as nossas relações e intenções.

"O desejo humano tem duas faces contrastantes. A face mais perversa do desejo se revela como ânsia, impulsividade, vício e jogos de poder. Sua face mais positiva mostra-se através da auto-determinação e da responsabilidade. Nós, mulheres, aprendemos a ocultar a face mais perversa, até de nós mesmas. Como frequentemente ignoramos ou negamos nossos desejos mais vis, também temos dificuldade em direcionar as nossas vidas assumindo a responsabilidade pelas nossas necessidades e motivações."
A Mulher e o Desejo
Muito mais do que a vontade de ser querida
Polly Young-Eisendrath

Um comentário:

Geórgia disse...

Olá, você pode me passar seu contato!?
georgiamendes86@gmail.com

valeu!!