sexta-feira, 23 de abril de 2010

Profissão Moda


Gostei tanto da matéria que a Equipe do Profissão Moda fez sobre o boom dos blogs de fortaleza e a nova visão acerca da profissão do editor de moda, que me inspirou mais um post.

"A profissão de editor de moda por anos foi vista como uma daquelas carreiras inatingíveis, reservadas somente aos grandes da indústria, que chegaram ao topo depois de uma história de vida que provavelmente nunca aconteceria a uma pessoa normal.

Bem, isso era até bem pouco tempo atrás, antes da revolução da web 2.0, dos blogs e das novas redes sociais. Com a chegada dessas ferramentas, que aproximaram o consumidor ao produto final, e até mesmo à cadeia de produção, a profissão de editor de moda como antes conhecíamos passou a ser ameaçada em sua tradição.

(...)

E é aí que entram os blogueiros, e o atual boom dos blogs de moda no mundo. Da Chanel à Rodarte, os principais diretores criativos dos EUA e Europa vem dando cada vez mais espaço para blogueiros,cobrirem seus desfiles (mesmo que isso signifique ter que pagar viagem internacional, e dólares e dólares em mimos, como bolsas e sapatos de graça).



Tornar-se uma Tavi Gevinson, um Scott Schuman ou uma Jane Aldridge virou o sonho de todo dono de domínio no blogspot ou no wordpress, mas a realidade nos mostra algo bem diferente. Até hoje, ainda são muitos os eventos que barram os blogueiros, impedindo seu credenciamento.

Aqui em Fortaleza, eventos como o projeto Moda em Pauta, mostram o poder dessa nova força que surge dentro do mercado. O Dragão Fashion Brasil já atentou para essa realidade há um bom tempo, e esse ano não deve ser diferente, já que os top bloggers da cidade já estão devidamente credenciados."


(...)

Confira a matéria completa no site: www.profissaomoda.com.br

--------------------


Assim como o Dragão Fashion, o site Profissão Moda é um presente, motivo de grande orgulho para nós profissionais e estudantes de moda.

Quero ressaltar também que já até possuímos uma comunidade no orkut (Blogs de Moda - Fortaleza) e um perfil no twitter (@blogsdemodace) criados especialmente a fim de promover a união e o debate de idéias, pela minha amiga e parceira Jade Maranhão, grande blogueira e inspiração para o modaparamim.

É muito bom contar com eventos ou iniciativas que defendam e divulguem a bandeira da moda cearense. A competição faz parte da essência do mercado e é positiva até certo ponto, pois nos impulsiona a correr atrás de conteúdo e aprofundamento.

O mais importante nisso tudo é que precisamos nos unir sempre mais! Possuímos talentos em todas as áreas e isso é demais. Em vez de esconder, precisamos mostrar O OUTRO.

Todos sabemos que o nosso dia a dia é repleto de correria, pesquisa e muita ralação. Todos sabemos que o glamour dura apenas poucos minutos e que por trás do espetáculo, sempre deixamos muitas noites mal dormidas e dias estressantes.. porém, apaixonantes!

Que tal usar nossas semelhanças cotidianas para trocarmos experiências e não alfinetadas?

Recebemos, no MorangosVA, um comentário Anônimo dizendo o seguinte: "oi eu quero ser estilista tem alguma dica?"

Eis a minha resposta:

Trabalhar com moda te dá infinitas possibilidades.. não estudamos apenas para criarmos a última moda, e sim para sermos profissionais do comportamento humano, capazes de interpretar os desejos que ainda virão, de conter as necessidades do agora e até de controlar o que já é passado.

Mas voltando á dica: para ser estilista é preciso ter paixão, fixação, verdadeira compulsão pela arte da moda, pela interpretação do mundo, da história e mais ainda, seja capaz de transformar suas mais íntimas percepções em inspirações, desejos e produtos, sejam eles roupas, palavras, idéias ou imagens perdidas no tempo e no espaço.


Contagem regressiva para o Dragão: FALTAM 2 DIAS!!!!

Estou muito feliz e orgulhosa por fazer parte dos top bloggers da cidade que conseguiram a tão desejada credencial de imprensa.



Sim, nos veremos todos os dias no Dragão!



Prometo fazer por merecer!

3 comentários:

Vanessa disse...

Que post lindo!
Estou tão orgulhosa de ter conhecido alguns de vocês e ter me metido literalmente no meio dos blogs de moda, mesmo o meu não sendo somente sobre moda e mesmo eu sendo estudante de TURISMO!
hehehe
Muito bom, amei!
Beijos, querida!

Júlia Vieira disse...

Oi Renata!!
Pois é.. não resisti!
tbm to viciada em olhar blogs e resolvi criar o meu!
já olhava o seu de vez em qnd viu?! bem legal ;)
agora já estou seguindo o seu blog e vou olhar com mais frequencia!
e a gente se encontra no Dragão!
beijão

Júlia Vieira disse...

Oi Renata!!
então.. tava viciada nos blogs e resolvi criar um pra chamar de meu! hahahah
já olhava o seu de vez em qnd viu?! bem legal ;)
agora já to seguindo seu blog e vou olhar com mais frequencia!!!
a gente se encontra no Dragão! Beijo:*