domingo, 2 de agosto de 2009

moda? será? por quê?







Em outubro, nos EUA, será lançado o livro "The Teen Vogue Handbook: An Insider's Guide to Carreers in Fashion", . Estilistas como Marc Jacobs, Karl Lagerfeld e a todo poderosa editora da Vogue Anna Wintour dão dicas e recomendações pessoais acerca do mundinho da moda.

"Não vá rápido demais. Por causa dos realities, todo mundo imagina que possa se tornar estilista, fotógrafo ou modelo. Não é assim que as coisas funcionam. Aprenda sua ocupação", aconselha WINTOUR.

Lagerfeld desencoraja os indecisos "Pergunte a si mesmo. Você está certo de querer este mundo pra você? Tem certeza de que é a pessoa certa para sobreviver neste mundo _o mundo da moda, um mundo sem regras, sem leis".





Atualmente, muitos são os que adentram no mundo da moda.. alguns poucos sabem o porquê de estarem nesse conturbado e insano universo sem regras, sem leis; outros (a maioria, eu diria) nem mesmo se indagaram o motivo de seguir tal carreira aparentemente "fácil" e glamurosa, nem procuram investigar as origens desse desejo..

Uns já nascem nesse mundo pois seguem a carreira de alguém da família que já está nesse ramo; por interesse, vocação ou até falta de opção. Outros acham legal o brilho e a fama da passarela, e não pensam mais em outra coisa.. Tem aqueles que acham chic dizer "sou estilista".. Há os poucos e bons que já nasceram com esse dom, um talento implícito para a boa forma, para o belo e daí para começar a desenhar roupas é um pulo.. E também os que sentem um chamado do além dizendo: "simplesmente faça moda".

Trabalhar com moda, ser estilista, ahh.. não é nada fácil! É muito trabalho que temos pela frente sempre que iniciamos um novo projeto. Desde o início, da busca de um tema, das possíveis tendências, do processo de pesquisa até às passarelas com a execução de um desfile, um turbilhão de coisas realmente acontecem. Somos artesãos, costureiros, psicólogos, figurinistas, ilustradores, jornalistas, somos artistas; estilistas..

É uma verdadeira loucura as pessoas, o clima, os eventos, o mundo fashion em si..

a moda para mim é uma loucura embasada, tem sentido, cada um deve procurar descobrir o seu; e quando se descobre é realmente gratificante e maravilhoso.

Nenhum comentário: