quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ser mulher!

Hoje notei que venho pensado sobre o impacto da travessia dos anos ao longo de uma vida inteira para a mulher..
Quantos papéis não temos de assumir durante esse percusso ?
Boa filha, boa mãe, boa mulher, boa profissional, boa amante e esposa, boa isso e boa aquilo.. resumindo, temos de ser A BOA, a mulher maravilha, a faz tudo e ainda temos de ser FELIZ!
Não é que os homens não tenham de assumir também todos esses papéis.. porém, penso eu, que cai sobre nós mulheres.. maior responsabilidade sobre tudo isso, responsabilidade moral eu diria..
Somos mais preocupadas por natureza.. queremos dar conta do recado, queremos ser melhor do que a nossa vizinha!
Afinal, somos mulheres! E como é difícil, mas também maravilhoso ser uma mulher...
E pensando nisso, vejo o quanto cada idade tem sua beleza, seu encanto. Não sei se falo isso porque ainda estou nos 20 e poucos, mas acho fascinante o ciclo da vida.. Nascemos, envelhecemos e morremos.. simples e fabuloso!
Não entendo como tantas (eu diria a maioria) mulheres enlouquecem quando se olham no espelho e notam as marcas do tempo!
Meu Deus, ninguém disse pra elas quando pequenas que ía ser assim? Que esse é o natural e bonito da vida?
Como diz Elis Regina.. "viver é melhor que sonhar"
E eu diria... "envelhecer faz parte desse viver"
Então.. vamos envelhecer numa boa, de forma saudável, espontânea..
Aos 20 tudo parece uma montanha russa.. mas também fazemos as escolhas mais importantes de nossa vida.. nossa profissão, nosso parceiro, filhos agora ou só depois, drogas ou não, álcool ou não, como nos alimentamos, como gastamos o dinheiro que ganhamos.. escolhas que têm consequências pra sempre...
Aos 30 acho que colhemos um pouco aquilo que plantamos ao longo dos 20.. Temos mais responsabilidades, contas pra pagar, compromissos a cumprir.. e o corpo começa a mudar, e muitas vezes pra melhor.. Basta você fazer exercício, se alimenta bem, ter uma vida sexual boa e sorrir bastante!
Aos 40 acho que podemos usar toda a experiência já acumulada e sermos ainda mais poderosas.. Ousar, fazer coisas diferentes!
Aos 50 acho que a mulherada fica mais preocupada.. a velhice vem chegando.. e pelo que observo, ela mete muito medo em todo mundo! Um medo bobo.. A mulher olha pra trás e vê tudo o que já fez, pode ficar feliz ou deprimida.. vai depender da vida que ela levou! O segredo é sacudir a poeira do porão, fazer uma higiene mental e seguir em frente.. Afinal, ainda se tem uma vida inteira pela frente.. mais 50 anos pra se viver.. e todo dia é dia! O que existe é agora, e o agora é infinito!
Já aos 60.. sinceramente, não sei muito o que dizer.. Bom, geralmente a mulher geralmente já é vovó...!

Temos de sublimar, temos de nos reinventar, temos de resistir, temos de re-existir.. Todos temos nossas dores, nossos traumas.. eu digo TODOS NÓS! Então, não temos o direito de cobrar a conta por isso todos os dias... nem o direito de reclamar ou de culpar quem quer que seja pela sua dor, felicidade ou fracasso.. (Sim, é sua responsabilidade, SUA!)
e sim temos o DEVER de SUPERAR, SUPERAR A SI MESMO!

Resumindo.. como diz minha prima amada Clarice..

"A vida que se tem é a vida que se leva"

2 comentários:

Eulália disse...

Amigaaaa, amei o texto!! Tou na fases dos 20 e tudo acontece do jeitinho que é comentado aqui!! Beijos! Eulália Rufino

Clarice disse...

Amei! É isso mesmo! Plantando agora e colhendo depois! Vamos todos plantar bons frutos para termos chances de boas colheitas!!
:)