terça-feira, 14 de abril de 2009

viagens e desabafos

1 ano!
1 ano e o sonho continua vivo... pulsante.. ah, a vida não seria tão bela se não fosse assim tão misteriosa, tão difícil, tao complexa.. tão sem nexo e ao mesmo tempo onde tudo faz um enorme sentido; sim, essa eh a vida, c'est la vie..
Quanto tempo vale um ano? E quanto ao valor das coisas? Como julgamos?
Assim como Spinoza, acredito na sobreposição da emoção.. uma emoção só é superada por outra mais forte que ela.. assim como no amor, nas paixões.. e o q não é o amor? senão a força que noempurra para seguir mais um dia.. mais um dia.. e todo dia é tudo de novo.. não é mãe? e temos que nos vestir.. comer.. estudar.. e é claro, queremos nos divertir, queremos muito.. e queremos sempre mais e mais.. e cansa tão querer, e cansa tanto sonhar...
Cansa.. mas não vivemos sem.. o que seria da vida sem as paixões? sem o sonho impossível de se querer algo tão distante.. tão longe e ao mesmo tempo tão perto! Sem sonho não há fantasia! Assim como sem fantasia não há graça! E sem graça também é muito chato, mas quem disse que o chato é ruim? Pode ser pra vc, mas não é necessariamente para mim! Filosofar, ouvir pensamentos inconscientes, involuntários, como um sistema independente seu.. ah que maravilha o inconsciente, o mais lindo e verdadeiro eu. Voltemos ao dia, são tantos dias.. um novo dia é como uma folha em branco, pronta pra qualquer coisa, qualquer traço... tão sensível, um detalhe muda a disposição e a harmonia ou desarmonia de todo o resto. Um dia se nasce, um dia se morre.. o segredo é se permitir! Olha eu aqui falando de segredos, na verdade acho q não existe segredo pra nada... ou existe pra tudo? Cada um faz o seu, esse é o pensamento. E cada um tem pelo menos o direito de fazer o q quiser... bom, pelo menos todos nós deveríamos pensar assim.. ou não? acredito, logo sei, logo acho, como diz meu colega Ludwig Joseph Johann Wittgenstein.


Não importa se estou feliz
se estou triste
se você ou eu está bem
tanto faz
a roda viva continua a girar
e se justifica por si só
e é igualmente linda e dolorosa e etc e tal...

e como diz minha grande amiga Clarice Lispector,
enquanto houver perguntas sem respostas
continuarei escrevendo e escrevendo.......

por Renata Santiago

Nenhum comentário: