segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fashion Rio 09



Mais de 40 grifes nas passarelas, 90 mil visitantes e milhões de reais investidos. Realizado pelo SISTEMA FIRJAN, o Fashion Rio é o evento oficial da moda brasileira no Rio de Janeiro.

A cada edição, conta com a cobertura de cerca de mil jornalistas nacionais e internacionais, que vêm conferir os lançamentos das principais grifes do país e dos mais promissores novos talentos. Idealizado e organizado pela Dupla Assessoria, o Fashion Rio já faz parte do calendário de eventos da cidade.


Realizada na Marina da Glória, com a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor ao fundo, a semana de moda já visitou cartões-postais da cidade, como o Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Ilha Fiscal, Floresta da Tijuca, Arcos da Lapa e Forte de Copacabana.


Para promover o casamento entre passarelas e negócios, o Fashion Business acontece paralelamente ao Fashion Rio, em formato pioneiro: além dos estandes das grifes, o evento conta com desfiles das coleções. Com mais de 90 expositores, é a maior bolsa de negócios da moda brasileira. Recebe mais de 10 mil visitantes e 90 compradores internacionais, de mais de 25 países, e bate recordes sucessivos de vendas para os mercados interno e externo.




Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro


O Rio não é somente o principal cartão postal brasileiro, é também a nossa capital artística e a que melhor traduz as diversas influências culturais que o Brasil sofreu. Com seu caráter democrático, a cultura carioca promove a convivência do popular com o erudito. Do novo com o antigo. Do techno com o acústico, ou o retrô.


Montanha com o mar na paisagem. Judeus com árabes no comércio.

A mistura e a cultura da fusão de culturas, encontra no rio território fértil para o crescimento de diversas manifestações estéticas, que traduzem o inconsciente coletivo de todo o pais.

Um bom exemplo de tudo isso é a Lapa: território de renovação cultural e artística; convivência democrática de diversas linguagens; ponto de convergência de diversas gerações e múltiplas atrações.

Retrato bastante atual do mundo globalizado e da luta de todos nós para sermos atualizados, porém não descaracterizados.

Sermos modernos sem perder nossa própria identidade e buscarmos nossa própria interpretação para tudo o que nos é proposto.

A Lapa é uma boa representação de tudo isso.

E é por isso que está na moda.

E é por isso que a trouxemos para o mundo da moda.

Porque esse é o exercício que todos os estilistas e designers brasileiros fazem hoje: tentando traduzir o mundo sem perder a conexão com a nossa própria realidade. Com o inconsciente coletivo do povo brasileiro - que por si só já nasceu conectado com diversas culturas. E conseguiu ser um, mesmo sendo muitos.


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