quinta-feira, 17 de julho de 2008

Anos 50 - O resgate da feminilidade






Toda a elegância e sofisticação dos anos 50 já havia sido antecipada com a saída do New Look de Dior em 1947., que regeu todo o padrão estético da década. Foram os "anos dourados". Anos de muito luxo e glamour, onde a alta-costura viveu seus momentos de pompa e glória. Paris continuava a ditar as regras do jogo com Balenciaga, Dior, Nina Ricci...

A 2a Guerra tinha terminado, as pessoas voltavam a se reestabelecer em seus cantos, novas famílias foram formadas.. toda aquela política do chamado baby boom acontecia.

A Inglaterra e os EUA (que começou a manter uma grande influência na Europa) começavam a lançar suas modas com linguagem própria de acordo com a realidade de cada um.


O gosto da época era cintura marcada com uma boa saia rodada. Ah, também era preciso ter um "scarpin" com o salto bem alto e bico fino. Forrar o sapato com o mesmo tecido do vestido era o que tinha de mais moderno. Luvas, muitas luvas, de dia e de noite. Os chapéus tinham as abas bem aumentadas e o uso de bijuterias finas imitando jóias virou um bom negócio de moda.


Várias chamadas "linhas de moda" foram lançadas. Tinha a linha "H", linha "A", "Y", "Linha princesa".. as saias também sofreram todos os tipos de variações. Uma boa novidade foi o versátil vestido chemisier (abertos na frente de cima a baixo e fechado por botões) que a gente tanto gosta.


A rebeldia do rock and roll marcou presença e deixou o despojamento das t-shirts (camisetas de malha). O prêt-à-porter continuou crescendo a topo vapor, teve também a consagração da indústria do sportwear.

O que ficou bem óbvio no fim da década é que era o início de uma moda jovem que combinava comportamento, novas atitudes cultura e ação. Era o começo do culto aos artistas de TV, da influência do cinema, da adoração e cópia dos astros e estrelas.

Era o início de uma nova postura, uma postura admirável.. que explodiu mesmo nos anos 60 e que devia e muitooo nos inspirar!


Nunca desista dos seus sonhos!

Nunca desista dos seus sonhos!

Nunca desista dos seus sonhos!


e faça do seu jeito.. seja você mesmo!



Nenhum comentário: